Seja bem vindo ao nosso site RADIO LIDER FM 96,5 liderfm965.com.br!

Buscar  
Polícia

Professora da rede municipal denuncia intolerância religiosa em ambiente escolar

O aconteceu no distrito de Abrantes, no município de Camaçari

Publicada em 22/11/2024 às 08:24h - 74 visualizações Melissa Duarte

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Professora da rede municipal denuncia intolerância religiosa em ambiente escolar
Sueli Santana, professora que denunciou os ataques. Foto: Reprodução  (Foto: Anderson de Almeira)

Uma situação alarmante de intolerância religiosa envolvendo a professora Sueli Santana, da Escola Municipal Rural Boa União, localizada no distrito de Abrantes, tem chamado a atenção pela gravidade e persistência. A educadora relata que, há meses, vem enfrentando ofensas recorrentes no ambiente escolar, incluindo ser chamada de "feiticeira" por alunos e confrontada dentro da sala de aula com Bíblias trazidas pelos estudantes.

Nesta quinta-feira (21/11), a professora procurou as autoridades e registrou a denúncia na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), buscando medidas que assegurem sua segurança e o respeito à liberdade religiosa, garantida pela Constituição Federal.

Segundo a professora Sueli, os episódios começaram no início do ano. Mesmo após comunicar o caso à direção da escola e à Secretaria de Educação (Seduc), a situação não foi resolvida. “Ao longo dos meses, a situação piorou. Cheguei à sala e encontrei versículos bíblicos escritos no quadro. Fui chamada de 'macumbeira', 'demônia' e outros insultos. Minha autoestima foi destruída, e passei a ter crises de ansiedade só de pensar em entrar na sala de aula. Fui duramente perseguida e procurei ajuda tanto na direção quanto na Seduc, mas nada mudou. Foi conversando com amigos e orientadores que percebi que estava sofrendo de intolerância religiosa”, relatou.

Reuniões com pais e responsáveis foram realizadas para tratar a situação. De acordo com a professora, alguns responsáveis minimizaram o problema, afirmando que o ensino da cultura de matriz africana não seria relevante na série escolar, mesmo com a Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Apesar das tentativas de diálogo, os ataques seguiu, sem alterações no comportamento dos estudantes.

Ismar Lázaro Lima, coordenador da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab) e conhecido como Pai Lázaro de Oxóssi, classificou o caso como alarmante. “Estávamos em uma reunião ontem quando nossa irmã Sueli relatou o que estava acontecendo. Ficamos todos chocados com a gravidade das agressões que ela vem sofrendo. Como sacerdote, procurei confortá-la e orientá-la a tomar as medidas necessárias. É fundamental que haja respeito; não podemos propagar o ódio religioso. A convivência em sociedade exige respeito ao próximo”, afirmou.

O caso também destaca a necessidade de uma formação educacional mais ampla, voltada para o combate ao preconceito e ao racismo estrutural, que inclui o respeito a todas as crenças religiosas e também àqueles que não professam religião.

Ana Paula Piton, diretora de Direitos Humanos, Cultura e Diversidade do Sispec e Conselheira Municipal de Educação, enfatizou a gravidade da situação. “O que essa professora enfrentou foi profundamente humilhante. É impossível ensinar sobre matriz africana sem abordar aspectos religiosos, e não podemos mais tolerar que educadores sejam penalizados por cumprir seu papel. Isso precisa acabar”, declarou.

A equipe da reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Camaçari para apurar quais medidas estão sendo adotadas diante das denúncias feitas pela professora, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.

 

O caso segue em apuração e novas informações serão incluídas à medida que forem obtidas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Apoio Cultural
ULTRAPOPULAR
COMERCIAL PETHRUS
SANTIAGO GÁS
FABRILUZ
BRASKEM
1
Hora Certa

WhatsApp (71) 9 9972 - 9752
Fan Page (Facebook)
Estatísticas

Visitas: 41238

Peça sua Música

Pedir

Vagner França Pereira

Camaçari

500° de santo fogo e poder da cantora gospel Cassiane....

Kannariana

Camaçari

Pior Versão - Oruam...

Beatriz santos de Souza

Camaçari

Dois tristes ...

Anya Ester

Camaçari-na

Pode tocar a mesmo música que tocou as 21:39 de Tarciso acordeon ? (...

ingrede

camacari

Morena tropicana...

José

Candeias

Pior parte ...

Enquete
Nenhuma registro encontrado
Mural

Enviar mensagem

Ingrede

O Prefeito esta coagindo as pessoas , demintindo e SE for eleito volta a co...

Gilmar reis

O de olho na cidade deveria ter música TB . Leitura de um salmo P in...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Videos
CONTATO DIRETO - APRESENTAÇÃO MÁRIO AUGUSTO 21.11.24
DE OLHO NA CIDADE - APRESENTAÇÃO: HERBERT RODRIGUES E ANDERSON DE ALMEIDA 21.11.24
CONTATO DIRETO - APRESENTAÇÃO MÁRIO AUGUSTO 19.11.24

Copyright (c) 2025 - RADIO LIDER FM 96,5 - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD